Um bairro que vale por quatro

Da Alemanha vem um exemplo quando o assunto é energia renonável: em Schlierberg, na região de Friburgo, as casas têm aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados e ainda um sistema de compartilhamento de automóveis, que faz com que o número de veículos circulando na vizinhança diminua.

O bairro solar alemão produz o equivalente para abastecer quatro cidades do mesmo porte. Com 59 residências e um edifício comercial, Schlierberg foi construído para ter baixo impacto ambiental: com cerca de 11 mil m2, todos os painéis fotovoltaicos estão voltados para a direção correta, o que permite melhor aproveitamento dos raios de sol,  e as coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva, permitindo que com a água seja feita irrigação de jardins e as descargas de vasos sanitários.

Criada há 19 anos e concluída em 2005, a criação do bairro foi uma decisão conjunta entre governo e população e ele gera atualmente 420 mil kWh de energia solar fotovoltaica, evitando que cerca de 500 toneladas de CO2 contaminem a atmosfera. Cada morador do bairro recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida que é vendida à rede ao longo de 12 meses.

Deixe um comentário